terça-feira, 2 de junho de 2015

Esse texto não é sobre política



É sobre máquinas.

As máquinas que nos rodeiam todos os dias, aquelas que fazem sempre tudo igual, que não pensam nem tem saber crítico. Aquelas que acatam todas as ordens, porque são controladas por homens.
E aí você pensa que estou apenas falando da mão de obra robotizada. Não, meu caro. Estou falando de você também.

A verdade é que somos máquinas, pois fazemos sempre tudo igual, uns iguais aos outros, e outros sempre na mesma rotina; não reparamos o quanto somos programados pra pensarmos e agirmos igualmente. E mesmo os que pensam diferente, são oprimidos. Faz-se a sociedade acreditar que aqueles cidadãos que pensam diferente são loucos, alienados, burros. Me desculpe, sociedade, mas o burro, louco e alienado é você.

Eu mesma, tantas vezes agi como máquina, e ainda ajo! Por que estamos em um círculo vicioso do qual, como diz o próprio nome, é difícil sair.

E então aquela frase famosa de Gandhi começa a fazer sentido. "Se você quer mudar o mundo, mude primeiro a si mesmo". A desalienação, o basta à corrupção, começa em nós mesmos. Eu sei, é fácil falar. Mas se nos unirmos, e abrirmos os olhos de quem está ao nosso redor, quem sabe, alcancemos um número muito maior de pessoas, e assim, aos poucos, vamos desalienando o mundo.

Deixo agora um apelo aos psicólogos. Não sejam escravos do sistema. Já dizia Freud que "Todas as pricologias são sociais". Leve isso como lema, e tenha compromisso com a sociedade, e não com o dinheiro que entra todo mês na sua conta bancária. Isso é consequência. O mais importante como psicólogo, é ajudar ao próximo, não é? Que tal, então, começarmos ajudando todos a pensarem diferente? Comece por você mesmo, caro psicólogo, pois hoje em dia posso contar nos dedos quem são os boizinhos que não seguem a manada.

Um comentário:

  1. Ótimo. .. texto.... chamaria de linha de produção. Somos programados.... As vezes é melhor ser louco e enxergar o que os outros não querem ver... e fingir ser normal... para não destoar dos outros para nao e ser excluído.
    foi bom te ver escrevendo novamente.

    ResponderExcluir